Qual é o seu perfil na ‘Onda Saudável’?

8 de setembro de 2016

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Respostas e oportunidades para um mercado em ascensão

Não é novidade que vivemos uma grande “onda saudável”. O tema não é novo, mas está em alta já tem algum tempo. No cenário atual, a preocupação com o corpo vai além da estética. A busca por uma vida mais saudável se volta para o bem-estar, a longevidade e a qualidade de vida, outro assunto em pauta.

A qualidade de vida passou a ser assunto também de saúde pública. O próprio “status” associado ao estilo de vida saudável se ressignificou nos últimos anos: de algo chato se transformou em um assunto cool.

É uma macrotendência e tende a permanecer nos próximos anos, ainda que sofra mudanças, ganhando novas configurações na evolução de cenários. E o mercado precisa acompanhar de perto essas transformações para gerar respostas relevantes e criar um diálogo consistente com o consumidor.

Conhecer o consumidor exige um olhar atento e amplo: é preciso identificar seus anseios e motivações sob uma perspectiva humana, considerando seus diferentes papéis sociais antes mesmo da relação comercial, levando em consideração, anseios coletivos, movimentos culturais e necessidades mundiais como sustentabilidade, por exemplo.

Entendimento do momento cultural como oportunidade de mercado

No início de 2015, fizemos uma imersão no contexto da saudabilidade a fim de entender a relação das pessoas (de diferentes perfis) com esse universo. No estudo, realizado em Goiânia, foram abordados temas como alimentação, prática de atividade física e busca de qualidade de vida.

Além de consumidores, conversamos também com alguns profissionais que sustentam e/ou influenciam a cadeia do “universo saudável”: personal, nutricionista, chef, preparador físico.

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Cada perfil tem motivações, valores, necessidades e expectativas diferentes, que traduzem um comportamento específico e bastante singular.

Estar atento a essas particularidades, permite um olhar amplo desse universo ao mesmo tempo em que torna possível um direcionamento.

Não categorizamos o público por classe social ou renda e sim por comportamento. Isso porque no cenário atual, questões demográficas já não são mais suficientes.

O consumidor transita em diferentes contextos e é influenciado por diferentes realidades. Seu comportamento e motivações não são lineares e suas aspirações envolvem questões mais profundas que a demografia não consegue nos dar. Estamos falando de um consumidor que é protagonista, que consome de forma autoral, que quer consumir experiências e se identificar com algo além do produto e/ou serviço em si.

Um olhar próximo para o consumidor é essencial para gerar insights e oportunidades de mercado. Um norte para pensar inovação em produtos e serviços de forma mais assertiva, dando suporte para a construção de uma conexão real e sustentável entre marcas e pessoas.

O movimento saudável gera oportunidades para diferentes nichos de mercado: de indústrias a estabelecimentos comerciais, empresas de serviços e profissionais autônomos, por exemplo.

Porém, para surfar na onda saudável, não basta apenas entrar na água. Para ser uma marca relevante, é preciso antes mergulhar em questões mais profundas e responder a algumas reflexões como: o propósito da minha marca está claro? De que forma posso agregar valor e/ou apoiar esse público?

Isso porque o papel das marcas vai muito além do lucro. Marcas são como pessoas e precisam se relacionar, informar, compartilhar conteúdo. Refletir uma ideia com a qual seu público se identifique.

Para isso, é necessário oferecer algo único que vá de encontro com o DNA da marca. Um olhar de dentro (organização), pra fora (mercado), para se posicionar de forma clara e singular. Esse é o ponto de partida para abrir diálogo entre marca e consumidor, na construção de uma história consistente da marca e de relacionamentos sustentáveis com seu público.

Faça o download e compartilhe nosso infográfico.

Julie Vieira, Pesquisadora e Consultora de estratégia na Enredo Branding.
*ilustrações por João Tiago – Designer e Ilustrador na Enredo Branding.

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