Novas perspectivas para o franchising na ambev

AMBEV : PIT STOP

SETOR

VAREJO
FRANQUIAS

SERVIÇOS

Pesquisa Etnográfica
Diagnóstico de marca
Branding
Visual Brand Identity

Em 2019 fomos convidados pela ambev a repensar o futuro das franquias Pit Stop Skol.

O desafio era claro: criar um dos maiores cases de franchising do Brasil através do seu reposicionamento de marca e modelo de negócio.

Desafio

Imersão
no Brasil
de verdade

Durante 33 dias nosso time percorreu 18 cidades em 6 estados do Brasil, buscando entender o estilo de vida das pessoas, seus hábitos o nível de relacionamento já construído com as marcas ambev e Pit Stop. 

Fomos até suas casas, participamos das suas rotinas e vivenciamos uma verdadeira jornada etnográfica documentada, envolvendo mais de 400 pessoas entrevistadas entre clientes, franqueados e público geral.

 

É bom
pra todo
mundo

Além de reforçar os benefícios funcionais de Pit Stop (Rápido, Gelada e Preço Justo), criamos uma plataforma de marca capaz de impulsionar o crescimento da rede, conversando diretamente com o nosso target, independente de de sua localização geográfica. Uma representação daquilo que o nosso país tem de melhor consolidada em um só idioma: o idioma brasileiro.

Abastece e vai!

A partir da compreensão de um novo Ideal Customer Profile, identificamos oportunidades de expansão e convergência com outras frentes da ambev.

A nova identidade de marca e VBI possibilitaram a introdução de  de uma nova percepção para a marca Pit Stop: mais próxima, contemporânea e pronta para crescimento.

Resultados

Em um projeto de 90 dias, encontramos novas oportunidades para expansão e criamos uma nova linguagem para crescimento.

A nova identidade de Pit Stop possibilitou fortalecer o relacionamento com seus públicos, com atenção especial aos franqueados.

Como enorme ganho estratégico, encontramos sinergia e conduzimos as diretrizes para uma operação Omnichanel em parceria com Zé Delivery (startup do núcleo de inovação da AB Inbev).

Marcos
do Projeto

Kick-off de projeto

Início do projeto em Julho de 2019

Lançamento do novo protótipo físico

120 dias após o início do projeto, é implementado o primeiro protótipo físico, com novo conceito

Roll-Out de projeto

Substituição da identidade visual das unidades pelo Brasil e novas comercializações

300 novas unidades

Até março de 2020, três meses após o lançamento do novo projeto, foram comercializadas 300 novas franquias