Transformando a percepção global de refratários

Líder global na produção de refratários de alta performance e com um legado centenário, a japonesa Shinagawa Refractories Co. estreiou no Brasil através da aquisição da operação da Saint-Gobain, herdando também o seu portfolio de produtos. Para evidenciar seu DNA inovador, aliado à tradição que o mercado pede, trabalhamos em conjunto com a Shinagawa Brasil…

Reshaping the

future of

refractories

by changing the way people see

them

Em um setor acostumado a identificar produtos por códigos sem significado e impessoais encontramos a oportunidade de diferenciação através de uma abordagem que equilibrasse Inovação e Acessibilidade.


A Enredo realizou uma pesquisa aprofundada envolvendo públicos diversos, de compradores a operadores dos produtos. Com base nesses insights, reorganizamos a oferta de produtos, simplificando mensagem e amplificando lembrança.

O resultado foi a criação de 8 linhas de produtos com nomes que ressaltavam os benefícios funcionais e emocionais, facilitando a compreensão e interação com os clientes.


A cultura

japonesa como

inspiração

Inspirados na técnica caligráfica japonesa Shodō, criamos símbolos proprietários para cada uma das 8 marcas, fazendo referência direta ao equipamento a ser utilizado e ao benefício funcional tangível do produto.

Ao criarmos os próprios Kanjis, o design não apenas honrava a herança cultural da Shinagawa, mas também introduziu uma linguagem visual intuitiva única no mercado, elevando o padrão de comunicação do setor.

Impacto e

Resultados

globais

A transformação de Shinagawa impactou diretamente na percepção dos seus produtos, que passaram a ocupar o status de marcas em meio a commodities.

Ao trazer coerência e diferenciação, a estratégia adotada ampliou significativamente a lembrança da empresa no mercado, reduziu custos de comunicação e ampliou a potência da mensagem.

Em 2024 o projeto começa a ser replicado globalmente, a partir do Japão, como resultado da sua eficiência.

Entenda como transformamos o seu negócio.

Uma abordagem própria para transformar negócios.