Tendências de consumo para os próximos meses

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Os últimos meses foram um misto de sobrevivência mode on e dar o nosso máximo para quando tudo isso acabar esteja tudo melhor. 

Estudamos como está o mercado e traçamos algumas tendências de consumo para os próximos meses baseados em pesquisa e comportamentos que os consumidores já apresentam. 

Após pandemias, as pessoas apontam para uma forte tendência de segurança, seja ela na higiene, nas finanças, nas compras, na estabilidade profissional e na saúde que deve ser o foco para a tomada de decisão por um bom tempo e essa pandemia não seria diferente. Esses são os valores que devem ser prioridade na cabeça dos consumidores nos próximos meses. 

Tempos de adaptação

Embora as medidas de saúde tomadas estejam sendo flexibilizadas e estejamos passando por um período de retomada das atividades, essa situação ainda é vista como um estado anormal. Isso porque ainda é preciso usar máscaras, manter o distanciamento social e usar o álcool gel por toda parte. Considerando essa situação e as mudanças de comportamento que ocorreram durante a pandemia, quais são as tendências de consumo? 

 Diferente das outras crises mundialmente enfrentadas, tanto o consumidor como as empresas estão num ambiente de elevada digitalização nas relações e nas interações com o mercado. E muitos já estavam começando a usar de forma mais consistente as ferramentas oferecidas, tivemos um aceleramento digital. E também aprofundando a experiência do cliente nos meios digitais, trazendo agilidade e facilidade. Esse é um caminho percorrido sem volta. 

Para além disso, as empresas buscam firmar de agora em diante soluções mais interativas e com interfaces cada vez mais amigáveis. A implementação de qualquer uma dessas alternativas devem sempre estar alinhadas com o propósito das empresas e levar em consideração a jornada completa de consumo. 

Com essa nova mudança de valores e prioridades na vida dos nossos clientes, veja quais são as tendências para os próximos meses:

1. Resistência

Essa tendência está muito ligada à longevidade dos produtos e impacto ambiental. Como falamos mais acima no texto, a saúde ambiental e financeira estão mais em alta. Dessa forma, o consumidor deve buscar por produtos que tenham maior resistência, com valor justo e também marcas que prezam pela produção sustentável e que enxergam o valor do cliente final. 

2. Viver melhor

2020 trouxe um novo olhar sobre o bem-estar, e a preocupação com a saúde mental e física estão em alta.

 
Marcas que promovam o “viver melhor” com temáticas voltadas para a melhoria da saúde como um todo cativam os clientes. O cuidado hi-tech foi outro ponto que vinha sendo levantado de maneira mais reprimida e que promete ganhar mais mercado nos próximos anos.

3. Conexão real

A tendência do bem viver é tão importante, que um item em particular sobressai: a luta contra a solidão. Em um ano que precisamos ficar em casa, muitos moram sozinhos ou não se viram incluídos na rotina familiar tendo que trabalhar a distância isolados em quartos ou escritórios o dia todo. 

 Novamente a internet tem um papel super importante para combater esse desafio. Várias pessoas conseguiram driblar essa sensação através de meios digitais. Chamadas de Whatsapp, lives no Instagram e Youtube e surpreendentemente, plataformas de streaming para jogos tiveram um boom visível. 

Lutar contra a solidão das pessoas também tem a ver com criar um relacionamento mais estável e confiável com o consumidor. Ele se sente parte da empresa e passa a interagir com um amigo e não mais uma marca. Muitas empresas já começaram a humanizar ainda mais suas marcas e investir no SAC em tempo real para acompanhar essa tendência. 

4. Verdade verdadeira

A verdade verdadeira é a tendência da busca pela confiança com o consumidor, de uma maneira muito mais real e menos da “boca pra fora”. Numa época em que as fake news conseguem se espalhar tão naturalmente, as estratégias de comunicação devem estar ainda mais atentas com a checagem de fatos e pensar em ingressar na luta contra a desinformação. Os clientes esperam conversas envolventes e transparentes sobre o que acontece nos bastidores. Mais do que nunca deixar o canal de comunicação aberto gera valor e agrega na visão para uma empresa confiável.

5. Santuário

Agora, com a volta progressiva à vida “normal” os clientes querem se sentir seguros como em um “santuário”. Seja na sua casa com todo conforto, seja estendendo esse conceito para casa de amigos, restaurantes e lojas. Os consumidores buscam se sentir confiantes em ir para ambientes que eles avaliam terem toda proteção necessária. 

Para isso, as empresas devem fazer uma avaliação e entender quais são os pontos de atenção para oferecer conforto e atender todas as demandas dos clientes levando em conta toda situação que estamos enfrentando. 

6. Contactless

Após essa pandemia, todos ficaram um pouco mais preocupados com o contato físico e aprenderam que a distância, pode sim ser uma boa amiga. Alguns cartões que já estavam em nossas carteiras têm a função pagamento por aproximação, celulares e relógios inteligentes também já estavam encabeçando essa tendência. A chegada do PIX no Brasil, só reforça esse manifesto. 

Nas feiras livres, muitas bancas já se adaptaram a essa nova realidade, e a sua empresa?

Além dessas tendências, vale ter em mente que a pandemia trouxe consequências econômicas substanciais. Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (IMF), a pandemia desencadeou uma crise econômica que projeta ter uma recessão global de -3%. Diante disso, devemos nos posicionar ao lado dos clientes e tentar ver pelos olhos deles. 

Isso significa basicamente que as famílias estão reprogramando suas finanças para o modo “corte de gastos”. Muitos Millennials estão adaptando suas vidas para um modo mais simples e é por isso que o estilo minimalista está muito mais em voga. Estudar esse estilo pode trazer muitas ideias para novos produtos e serviços com o fit desse perfil de cliente. 

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