fbpx

Compartilhe:

Foque apenas nas vendas. Perca a empatia do seu público.

O e-commerce vai além da venda. Você precisa criar uma experiência marcante em toda a jornada. Descubra aqui dicas para uma gestão efetiva.

A imagem de uma marca é construída através da comunicação somada nos seus mais variados pontos de contato. Ela está presente desde o primeiro contato através de uma postagem, anúncio, uma resposta entre colaborador e cliente, até mesmo em um cartão de visitas em um estande de vendas. Em todos os lugares, deve-se estabelecer uma unidade verbal e visual, assim se constrói uma percepção de negócio única e eficiente e um experiência marcante.

Uma Gestão efetiva prevê que toda essa comunicação seja aplicada da forma mais coesa e estratégica possível. Pensar em uma comunicação de forma macro é fundamental para se ter coesão e efetividade das estratégias comerciais do seu negócio.

Em casos de empresas que possuem sua principal plataforma de venda em um e-commerce, é fundamental seguir alguns critérios básicos que listamos logo abaixo.

construa um site pensado na experiência do consumidor

1. A Jornada da Experiência: Vender. Falar. Manter.

Entende-se que o acesso em uma plataforma de venda é guiado pelo interesse prévio de compra de determinado produto ou serviço. O usuário geralmente já faz o acesso em sites de compra quando ele já tem o interesse pela compra, seja provinda de um impacto publicitário ou por razões próprias.

Contudo, é fundamental que a experiência de compra seja toda mapeada e devidamente pensada, pois é nela que o novo cliente estará em contato direto com a experiência de marca, uma das maiores responsáveis em gerar empatia entre negócio e consumidor.

A sua experiência deve ser perfeita. Sempre simples e descomplicada.

Na hora de VENDER, sempre exponha o tom de voz da sua marca, seja ela simpática ou séria, não importa, manter a linguagem usada no site alinhada com todas os demais pontos de contato da sua marca é essencial para um posicionamento bem feito.

Quando FALAR em caixas de textos, pop-ups ou em todo o processo de compra da sua plataforma, seja simples, claro e direto. Seu cliente já está interessado no produto, ele só quer ter acesso a valores e compra de forma rápida e simples para assim seguir ou não com a finalização da compra. Se a sua plataforma tiver um longo caminho de compra, é provável que você perca boa parte do público. Otimize as etapas, garanta que o usuário da sua plataforma não se sinta fadigado com o processo.

MANTER. Algo que é esquecido por muitos, mas que é essencial para o sucesso da sua plataforma é justamente manter o contato após processo de compra. Por isso, ter uma etapa de pós venda com redirecionamentos para outras redes da marca (quando tiver), ou com um conteúdo de relevância e de constância moderada, auxiliarão no seu retorno à plataforma.

Sensations, uma experiência completa

A Sensations Travel, por exemplo, é um case de sucesso nesta questão. Com a Enredo, a Sensations mapeou todos seus pontos de contato para criar experiências muito além das viagens, criando encantamento no “antes, agora e depois”. Toda a jornada é personalizada de acordo com cada perfil e destino, provocando uma experiência e conexão mais profunda e memorável.

Sensations, experiência do começo ao fim.

2. Unidade em tudo

Conforme explicado, toda a sua comunicação de marca deve estar extremamente alinhada com o Business Core do seu negócio. De uma postagem nas redes sociais à um e-mail de confirmação de cadastro, a sua marca está gerando experiências, construindo percepções nos clientes, gerando empatia com o seu público.

Não negligencie os seus materiais, por menores que sejam dentro de um processo inteiro de jornada de consumidor, cada material, cada texto, cada imagem faz parte de um projeto muito maior. Nunca encare as suas entregas de forma isolada, tenha sempre uma visão macro do seu negócio, construindo e garantindo uma unidade em todo a sua comunicação.

3. Seja Sincero

Em suma, mais importante que apenas comunicar, é ser sincero. Marcas precisam de um motivo pra existir, um propósito, uma razão. Pensar dessa forma garante que a sua marca não seja apenas mais um negócio, mas algo de valor percebido, desejado, que motive pessoas e crie comportamentos.

Olhe para dentro, se questione, se entenda como marca, após isso se exponha com propósito, com sinceridade. Sua comunicação é apenas um vidro que reflete a sua essência, não adianta criar Missão, Visão e Valores emocionantes, mas vazios e enganosos.

Em todos os pontos de contato, garanta que você transparece o que de fato é, pois seu cliente perceberá. Uma marca sincera com suas ações é uma marca que constrói legado.

Compartilhe: