Muito além do retoque: um reposicionamento transformador.

Ao longo de quase 30 anos, a Luztol construiu uma trajetória sólida, oferecendo um portfólio diversificado de produtos no mercado regional e nacional. O que começou como uma fábrica de thinners e solventes se transformou em uma marca consolidada, reconhecida pela fabricação e distribuição de esmaltes sintéticos, resinas impermeabilizantes, tintas industriais e acrílicas, revestimentos texturizados, entre outros.

Essa evolução foi marcada por desafios e transformações, e para sustentar esse crescimento foi essencial compreender o comportamento da marca em um mercado competitivo, analisar o posicionamento das concorrentes e, principalmente, explorar as percepções do público sobre o setor.

A análise e o diagnóstico que desenvolvemos revelaram as bases construídas pela Luztol ao longo dos anos. E um dos nossos principais insights foi a necessidade de ir além das qualidades técnicas dos produtos, ampliando a comunicação para valorizar o relacionamento com o público.

Segundo um estudo recente da Nielsen, que entrevistou mais de 40.000 consumidores em todos os continentes, 88% dos consumidores confiam mais em recomendações de conhecidos do que em qualquer outros meios publicitários. Essa preferência evidencia o desejo por conexões mais humanas e autênticas, motivando marcas de diversos setores a fomentar um sentimento de pertencimento e a formar comunidades em torno das suas propostas de valor.

Durante o desenvolvimento estratégico do rebranding de Luztol, destacamos os pintores como figuras centrais na comunicação. Reconhecendo sua importância, a marca já realizava ações voltadas para a capacitação profissional, contribuindo para elevar o padrão do mercado. Então, como parte da estratégia, reforçamos essa proximidade, ajustando os pontos de contato da marca para refletir um diálogo mais direto, genuíno e versátil, alinhado ao compromisso com a evolução de produtos, processos e parcerias.

Nos processos. Nas parcerias.”

A identidade verbal foi repaginada para adotar um tom mais direto e pessoal, sendo prestativa e autêntica em cada interação, independentemente do momento ou da necessidade do público. No campo visual, a marca também acompanhou essa evolução, atualizando elementos gráficos para transmitir modernidade e acessibilidade. O logotipo ganhou linhas mais limpas e arredondadas, a paleta de cores foi intensificada, e os grafismos, inspirados no movimento das pinceladas, trazem dinamismo e proximidade.

As fotografias agora destacam o que realmente importa: as pessoas. Momentos de convivência e transformação em espaços revitalizados pela Luztol mostram o pintor como figura central, enfatizando sua trajetória de crescimento pessoal e profissional.

Como catalisadores desse movimento, fomos além do diagnóstico. Atuamos como parceiros estratégicos para ajudar a Luztol a ressignificar sua comunicação e reposicionar sua marca. Essas mudanças reafirmam o compromisso com a excelência e consolidam a Luztol como uma marca que transforma vidas e ambientes, colocando as pessoas no centro de sua história.

Confira o case completo.