Antes de mais nada, compradores são aquelas pessoas que te geram uma venda. Fãs são aquelas pessoas que impulsionam seu negócio. Construir experiências e um relacionamento significativo com a sua audiência é uma estratégia que traz muitos resultados além do médio prazo.
A união entre pessoas com ideias semelhantes é uma conduta natural da vida humana. Um movimento que ajudou a criar a existência de grupos desde os primeiros tempos. Anteriormente, no século 20, com o desenvolvimento da cultura popular, nasceram os primeiros fãs que conhecemos hoje. Esses são geralmente admiradores e até fanáticos por artistas e celebridades.
Como resultado desse fenômeno, algumas marcas também passaram a conquistar uma legião de fãs. Principalmente aqueles que descobriram como estimular os objetivos, valores e gostos compartilhados por seus clientes. No entanto, não basta combinar os desejos e preferências dos consumidores por produtos e serviços com algo que os represente verdadeiramente. Construir uma base de evangelistas corporativos requer a entrega de experiências de qualidade e humanizada ao cliente.
Para chegar a esse nível, é necessário primeiro desenvolver uma empresa com foco no consumidor. O processo de construção de uma imagem de marca deve primeiro mapear a dor do cliente. Em seguida, mapear a jornada do cliente. Isso para entender o momento e a situação do relacionamento com a empresa e seus usuários.
Consumidores Passionais
Conquistar devotos é um fator determinante que ajuda as startups a conquistar seus mercados rapidamente, mesmo com a grande concorrência. Para isso, muitas vêm criando consumidores apaixonados há algum tempo.
A Apple é um exemplo. Ter um celular ou computador de marca inclui pessoas que amam design e modernidade, representa status, fortalece sua identidade e os coloca em uma comunidade.
Outra grande diferença é a obstinação da Apple com as experiências do cliente final. A empresa desenvolve todas as partes de seus produtos. Desde hardware até seus serviços online, projetados para melhorar as experiências do usuário.
Outro exemplo é a Harley-Davidson, que representa o estilo de vida compartilhado por todos os proprietários e fãs de motocicletas. Ou seja, ela é uma marca que busca criar um lifestyle em torno de seus produtos. Os entusiastas dessa marca podem até se reunir em grupos de motoclubes, trocar informações e se encontrar em bares.
Entre as startups, Nubank é outra história de sucesso na criação de fãs. A instituição é considerada a fintech mais inovadora da América Latina. E conseguiu reforçar seus objetivos e verdades de que os clientes se tornaram fãs dela e têm orgulho de fazer parte da rede.
Você conhece um dos segredos da empresa que atrai esses admiradores? Na era digital, o Nubank estuda todo o conteúdo que é inconveniente para os clientes do banco tradicional. Dessa forma, ele se esforça para conhecer e conversar com essas pessoas. Uma estratégia de atuação responsável com foco integral nas experiências do cliente (UX).
![Texto "Passion led us here" escrito no chão.](https://enredo.com.br/wp-content/uploads/2021/01/imagem_artigo_valoriza.jpg)
Custumer Experience integrado ao posicionamento
Todas as empresas mencionadas conquistaram um exército de fãs – consumidores que admiram tudo o que a marca faz e pensam que é incrível. São pessoas que ficam de olho nos lançamentos e inovações, têm orgulho de fazer parte dessa comunidade de seguidores e mostram e divulgam sua mensagem sempre que têm oportunidade.
Além de pensar em soluções estratégicas para construir relacionamentos profundos com os clientes, eles também sabem combinar a experiência do usuário com o posicionamento da marca. Primeiramente, eles devem saber como contar a história da empresa de uma forma fascinante. Como resultado, eles conseguiram superar o fato de que as empresas estão constantemente entrando em colapso ou sendo compradas. Marcas fortes podem estar para sempre na mente de seus fãs.
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