7 Indicadores de comportamento e consumo

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As 7 tendências de Retail Design para 2023 foram apresentadas no Futuro:co, nossa frente de tendências sobre o futuro, e agora disponibilizamos o conteúdo para leitura.

O comportamento pós pandemia das pessoas mudaram, o que também alterou suas rotinas de compra e relação com ambientes.

Conhecer essas mudanças é fundamental para as marcas que desejam se manter protagonistas em seus mercados.

A Gabriela Pavan, Sócia-Diretora de Retail e Experiência, curou e apresentou essas tendências juntamente com cases de sucesso dos seus estudos pessoais e aplicações práticas.

Uma leitura necessária para quem possui contato com ambientes físicos e deseja crescer.

  1. Cruzamento cultural
  2. Ambientes multisensoriais
  3. Natureza atmosférica
  4. Inovações tecnológicas que se tornam transformadoras
  5. Ocorrências incomuns na sociedade e/ou no ambiente
  6. Futurismo sereno
  7. Renascimento

1. Cruzamento cultural

A globalização tornou tudo muito acessível.
Isso possibilitou a introdução de elementos culturais em novos ambientes, como a reformulação de produtos clássicos de um país para outro.

A Duas é o projeto da junção de uma espanhola com uma brasileira, juntas, criaram um espaço que é mais que uma loja, é um ponto de encontro e conversa.

2. Ambientes multisensoriais

É para ver, para ouvir, para tocar, para sentir…
Com o retorno da socialização, somos ainda mais impactados pelos nossos sentidos. A estética, que sempre esteve presente em nosso dia a dia, já não é mais o bastante. Precisamos de inteligência sensorial em cada contato.

Séren nos convidou para projetar a marca em seu stand, desenhando um percurso encantador para seus clientes. Desenvolvemos uma jornada sensorial, incluindo desde a criação de um drink até uma fragrância para aguçar o ambiente de vendas.

3. Natureza atmosférica

Extrair o melhor do natural para o ambiente.
Tecnologia e natureza se unem em ambientes imersivos e biofílicos.

O Grupo Natureza é um grupo de multifranquia que precisava estimular os colaboradores a retornarem para o escritório, pensando em um ambiente que representasse a personalidade deles. A solução proposta por nós foi um projeto que busca o equilíbrio entre o acolhimento e a modernidade.

4. Inovações tecnológicas que se tornam transformadoras

E se as coisas que conhecemos hoje não existirem daqui a 10 anos?
São produtos ou processos que têm a capacidade de fazer grandes mudanças.

A CASA SEAT é um hub de mobilidade, cultura, design e inovação. Criado para uma nova experiência da marca SEAT, o espaço possui uma agenda de eventos culturais e voltados à mobilidade, com o objetivo de criar relações mais próximas aos clientes e possíveis clientes.

5. Ocorrências incomuns na sociedade e/ou no ambiente

Como e porque fazemos o que fazemos?
Estão surgindo mudanças de longo prazo com o poder de transformar a maneira como trabalhamos, jogamos, amamos e existimos.

Já imaginou ter um lugar onde você mesmo pode dar banho no seu pet? Sem precisar limpar a bagunça depois? Fresh Animals é um centro de autoatendimento para animais de estimação onde você pode lavar, secar, desodorizar o pet e também lavar suas roupas.

6. Futurismo sereno

O futuro pode estar no presente.
O futurismo sereno consiste em espaços atualizados com materiais e referências naturais. Fazendo a interseção entre o natural e artificial.

Tulípia é uma cosmetologia avançada que nos convidou em 2020 para transformar o ambiente da loja. O projeto tinha como objetivo solucionar a visualização e distribuição de produtos, a experiência visual e sensorial e resolver a jornada de compra e checkout. Conheça o case completo aqui.

7. Renascimento

E se um dos futuros for recriar o passado?
O renascimento é a reintrodução do passado se manifestando em um novo ambiente na tentativa de ser sustentável.

Cuz é um atelier de roupas extremamente sustentáveis. O espaço tem uma sala de exposições, oficina com máquinas de costura visíveis, showroom e estúdio. A filosofia da marca é “nossas roupas vestem nossos corpos, mas também nossos valores, prioridades e estilos de vida”.

Gabriela Pavan

É especialista em Retail Design e Visual Merchandising pelo IED-SP e IED Barcelona, com MBA em Design de Interiores e Produção do espaço (Ipog).

Arquiteta e Urbanista pela UDC – PR, extensão em Arquitetura e Engenharia pela Università Deli Studi Roma TRE (Itália), passou por escritórios de Arquitetura Comercial e Construtoras.

Durante sua carreira, desenvolveu projetos comerciais e corporativos para diversas marcas como Lar Cooperativa Agroindustrial, Sicredi e Grupo Siagri. É VP da reunião centro-oeste POPAI Brasil. Conduziu projetos premiados pelo POPAI Brasil, pelo Brasil Design Awards e Bornancini.

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