Antes de mais nada, compradores são aquelas pessoas que te geram uma venda. Fãs são aquelas pessoas que impulsionam seu negócio. Construir experiências e um relacionamento significativo com a sua audiência é uma estratégia que traz muitos resultados além do médio prazo.
A união entre pessoas com ideias semelhantes é uma conduta natural da vida humana. Um movimento que ajudou a criar a existência de grupos desde os primeiros tempos. Anteriormente, no século 20, com o desenvolvimento da cultura popular, nasceram os primeiros fãs que conhecemos hoje. Esses são geralmente admiradores e até fanáticos por artistas e celebridades.
Como resultado desse fenômeno, algumas marcas também passaram a conquistar uma legião de fãs. Principalmente aqueles que descobriram como estimular os objetivos, valores e gostos compartilhados por seus clientes. No entanto, não basta combinar os desejos e preferências dos consumidores por produtos e serviços com algo que os represente verdadeiramente. Construir uma base de evangelistas corporativos requer a entrega de experiências de qualidade e humanizada ao cliente.
Para chegar a esse nível, é necessário primeiro desenvolver uma empresa com foco no consumidor. O processo de construção de uma imagem de marca deve primeiro mapear a dor do cliente. Em seguida, mapear a jornada do cliente. Isso para entender o momento e a situação do relacionamento com a empresa e seus usuários.
Consumidores Passionais
Conquistar devotos é um fator determinante que ajuda as startups a conquistar seus mercados rapidamente, mesmo com a grande concorrência. Para isso, muitas vêm criando consumidores apaixonados há algum tempo.
A Apple é um exemplo. Ter um celular ou computador de marca inclui pessoas que amam design e modernidade, representa status, fortalece sua identidade e os coloca em uma comunidade.
Outra grande diferença é a obstinação da Apple com as experiências do cliente final. A empresa desenvolve todas as partes de seus produtos. Desde hardware até seus serviços online, projetados para melhorar as experiências do usuário.
Outro exemplo é a Harley-Davidson, que representa o estilo de vida compartilhado por todos os proprietários e fãs de motocicletas. Ou seja, ela é uma marca que busca criar um lifestyle em torno de seus produtos. Os entusiastas dessa marca podem até se reunir em grupos de motoclubes, trocar informações e se encontrar em bares.
Entre as startups, Nubank é outra história de sucesso na criação de fãs. A instituição é considerada a fintech mais inovadora da América Latina. E conseguiu reforçar seus objetivos e verdades de que os clientes se tornaram fãs dela e têm orgulho de fazer parte da rede.
Você conhece um dos segredos da empresa que atrai esses admiradores? Na era digital, o Nubank estuda todo o conteúdo que é inconveniente para os clientes do banco tradicional. Dessa forma, ele se esforça para conhecer e conversar com essas pessoas. Uma estratégia de atuação responsável com foco integral nas experiências do cliente (UX).
Custumer Experience integrado ao posicionamento
Todas as empresas mencionadas conquistaram um exército de fãs – consumidores que admiram tudo o que a marca faz e pensam que é incrível. São pessoas que ficam de olho nos lançamentos e inovações, têm orgulho de fazer parte dessa comunidade de seguidores e mostram e divulgam sua mensagem sempre que têm oportunidade.
Além de pensar em soluções estratégicas para construir relacionamentos profundos com os clientes, eles também sabem combinar a experiência do usuário com o posicionamento da marca. Primeiramente, eles devem saber como contar a história da empresa de uma forma fascinante. Como resultado, eles conseguiram superar o fato de que as empresas estão constantemente entrando em colapso ou sendo compradas. Marcas fortes podem estar para sempre na mente de seus fãs.
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