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Nova marca. E agora?

10 anos de experiência no assunto nos trouxeram a certeza de que marcas fortes só são consolidadas através de uma estratégia de implantação bem feita. Levantamos insights de pontos importantes sobre a gestão de marca. Boa leitura!

Construir uma nova marca representa a evolução do negócio. O empenho de anos declarado ao mundo. O que somos? Como pensamos? Qual nossa razão de existir? Tudo isso envolve investimento, uma dose de expectativa e suor. Muito suor.

O problema é quando só se pensa branding até o momento do lançamento da marca. Ele é a ponta do iceberg. Quais os próximos passos após anunciá-la? Como torná-la forte e perene? O que é preciso para transformar clientes em fãs?

Quando o assunto é marca, seja em lançamento, rebranding ou nova governança, é preciso ter em mente um segundo passo para consolidar sua presença no mercado. E isso é para poucos.

O que é importante pensar para a Gestão da Marca?

A Gestão da Marca é um processo ativo de criação de valor. É por meio dela que você alimenta o consumidor com a essência da marca, gera identificação e desejo. Tudo isso estabelece confiança. A peça chave para engrenar boas vendas.

Uma boa Gestão de Marcas leva em conta passos importantes:

Entender o problema

Se engana quem olha para o lançamento de marca como um fim em si mesmo. Ele representa como a organização vai alcançar, de fato, seu objetivo. Ali, tudo se inicia. Os clientes fiéis redescobrem valores da marca. Os novos descobrem a diferenciação da sua empresa. Mas, e depois da primeira impressão? O que fica?

Aqui na Enredo, entendemos que o primeiro passo de uma Gestão de Marcas eficiente é identificar o problema e construir a solução. Quais desafios a comunicação da sua empresa vive hoje? Que canais precisam ser desenvolvidos? O que faz sentido para o seu público? 

Para Víncer, gigante imobiliária do Centro-Oeste, repensamos os escritórios com foco em atração de público de maior poder aquisitivo. Foto: Cris Porto

É mais sobre ter visão estratégica do que replicar um modelo ultrapassado de lançamento de marca. É mais sobre entender o momento da sua empresa do que criar um diálogo insustentável a longo prazo. 

Entender o problema é identificar desafios para encontrar novas oportunidades.

Olhar para oportunidades de negócio

Nada melhor do que orientar sua visão para as oportunidades. É isso que te coloca à frente quando o desafio for a concorrência. O lançamento de uma nova marca representa nada menos que o início de uma nova história da sua empresa. Pensando nisso, é importante refletir sobre as escolhas de caminhos estratégicos.

Um exemplo é olhar para os diferentes pontos de contato do cliente com a marca: indo além do digital, quais outros meios impactam o consumidor? Como você quer ser percebido na loja? Que eventos podem ser memoráveis? O que meus colaboradores vestem e que levam nosso posicionamento de marca?

Olhar cuidadosamente para as oportunidades durante o lançamento da marca é conquistar relacionamento com o público.

Para Bebê Kids, atuante no mercado infantil há mais de 15 anos, desenvolvemos uma loja para comprar brincando, pensando na jornada de compra e experiência. Foto: Cris Porto

Implementar soluções de inovação

Planejamento sem execução é só ideia. A inovação exige pioneirismo. Colocar a mão na massa. Ousar. Ser diferente. Aqui, o desafio é implementar.

Para Agrovia Castelo Branco, desenvolvemos um projeto pioneiro para a cidade, de Place Branding, capaz de transformar uma conhecida avenida em polo comercial agro.

Nosso time de Implantação e Growth utiliza o Brand Innovation como caminho criativo de soluções para inovação. Composto por especialistas de diversas áreas, desde Growth à Gestão do Negócio, promovemos e implementamos uma nova forma de gestão de marca, com foco em cultura de resultado e condução sustentável da marca durante sua transição, levando em conta a metodologia de OKR.

Sua marca está preparada?

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