Nova marca. E agora?

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Já se perguntou como algumas marcas vendem mais, conquistam fãs e criam experiências memoráveis? 

A resposta está em contar boas histórias. Histórias são capazes de criar conexões entre empresa e público e manter relações mais duradouras. Quando se trata de uma nova marca, organizar a evolução do negócio como um todo faz a diferença. Isso envolve decisões estratégicas relacionadas a quais público-alvo atingir, qual mensagem transmitir e principalmente, garantir a sustentação do discurso no futuro. Essas preocupações, juntamente com diversos outros fatores, são determinantes para assegurar a percepção de uma marca forte e representam a essência do trabalho de gestão e implantação de uma marca. 

Neste artigo, vamos explorar os caminhos para ter sucesso ao implantar uma marca, juntamente com cases de clientes que prosperaram em seus mercados. 

O que é importante saber para a Implantação de uma Marca?

Sua marca passou pelo processo de Branding, mudou, e agora? A expectativa da mudança engaja os gestores do negócio a se concentrarem em um dos últimos passos da Implantação de Marca: o lançamento. No entanto, é crucial dar atenção adequada às etapas anteriores e posteriores. 

Para realizar uma implantação de marca bem-sucedida, é necessário posicionar a empresa por meio de um processo que priorize esforços capazes de gerar resultados em várias frentes estratégicas, fortalecendo a imagem corporativa junto a todos os públicos de relacionamento. Isso implica gerar valor para toda a cadeia de stakeholders, por meio de ações que orientem o crescimento da marca.

Ao contrário do que o senso comum induz, guiar a transição da estratégia de marca não é apenas uma tarefa de comunicação, mas uma metodologia de negócio. À medida que a marca passa a ser compreendida como um ativo do negócio, isso influencia as ações desde o setor de recursos humanos até o desenvolvimento de produtos, uma vez que a união dessas frentes é o que garantirá a percepção de robustez da marca.

Infográfico da Implantação de Marca que utiliza a estratégia de negócio para realizar a estratégia de marca em todas as frentes

Os diferentes públicos mapeados vão determinar a escolha da narrativa. Por um lado, é interessante contar e mostrar a construção da marca para o público interno, enquanto, por outro lado, para o público externo faz mais sentido evidenciar solidez e o significado deste novo momento. Além disso, a virada da marca deve ser acompanhada por um planejamento estratégico que assegure que o lançamento seja um marco de movimentos que fortaleça a marca no presente e no futuro. A partir desse planejamento, é possível entrar em decisões táticas e implementar as ações de lançamento e sustentação da marca.

Ao estruturar esse processo de forma orientada, diversos benefícios são conquistados, como:

  • Garantir a entrega consistente da mensagem da marca;
  • Criar sinergia no discurso entre todos os stakeholders;
  • Alinhar o discurso, a cultura e a postura corporativa;
  • Lançar a marca de maneira impactante no mercado.

Considerando esses aspectos e seguindo uma abordagem direcionada, é possível maximizar os resultados da Implantação de Marca, fortalecendo a presença e a reputação da empresa de forma coerente e impactante.

Estruturando a virada em 4 passos importantes   

Nossa experiência em Implantar Marcas nos permitiu mapear 4 etapas que são essenciais para garantir consistência em todo o projeto. Aqui estão elas:

  1. Criar um comitê de marca;
  2. Mapeamento de públicos impactados;
  3. Estruturar a virada de forma tática;
  4. Sustentação da marca.

Olhar para as oportunidades de negócio com o Brand Innovation

Todas as áreas na Enredo são guiadas por uma metodologia própria, o Brand Innovation. A partir dela, identificamos caminhos estratégicos apoiados em informação e tecnologia, considerando 4 pilares: experiência, marca, cultura e performance. A partir da análise dessas 4 frentes, possibilitamos que marcas sejam mais rentáveis e relevantes.

Aplicando isso na implantação, verificamos se a marca está saudável nas 4 frentes, nos apoiando nas análises dos dados e na estrutura tecnológica e entendendo o que faz sentido. Dessa forma, garantimos a revitalização da marca e aplicação correta da estratégia traçada pelo Branding. 

Brand Innovation: metodologia própria da Enredo

Virada de marca para um futuro brilhante

A prova de que estruturar uma virada de marca é um processo que garante a sustentabilidade de todo o negócio, dois clientes contam a nossa história. 

A Dusol procurou a Enredo para uma transformação. Nosso time de Branding propôs uma solução estratégica para um futuro brilhante, e assim nasceu a Yellot.

A mudança era tão expressiva e importante, que era preciso garantir que ela fosse feita estrategicamente tanto quanto foi idealizada pelo Branding. 

Pós virada e com a sustentação em andamento, a Yellot já experimentava um aumento de mais de 80% em valor de negócios por mês, além de sentir o real impacto do seu novo posicionamento em abertura de oportunidades, retomada e conquista de clientes maiores.

Conheça o case completo

Yellot: Virada de marca para um futuro brilhate

Quebrando paradigmas para posicionar uma marca inovadora

+Pet é um projeto que permitiu unir Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas para formarmos, de mãos e patas dadas, um mundo que valoriza os pets como um verdadeiro membro da família.

No projeto de implantação, identificamos um grande desafio: promover uma mudança cultural de consumo de planos pet. 

Após a execução da virada junto à sustentação de marca, +Pet superou seus desafios, alcançando um aumento de 125% nos planos contratados por mês, diversificação de origem de clientes e estruturação do ciclo de vida para aumento de LTV. 

Conheça o case completo

+Pet: Quebrando paradigmas para posicionar uma marca inovadora

Sua marca está preparada?

O lançamento de uma nova marca representa nada menos que o início de uma nova história da sua empresa. Justamente por isso, as ações são norteadas por decisões de negócios que, quando bem executadas, refletem no crescimento da marca. 

Seja qual for o desafio do seu negócio, a Enredo é uma consultoria de inovação que impulsiona sua marca a ser e se manter protagonista em seu mercado. Nós desenhamos o caminho para que nossos clientes deem passos maiores e criem novas realidades a partir das nossas áreas de Branding, Arquitetura de experiência e Gestão de marca. 

Se sua marca estiver preparada, ou quiser estar, contate nosso time de novos negócios para guiar o futuro do seu. 


Texto publicado originalmente por Silvia Patricia em 16 de fevereiro de 2022 e atualizado por Kauanny Moraes em 02 de junho de 2023.

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