fbpx

Compartilhe:

Retail Design: a área da arquitetura que cria experiências únicas para o varejo

Retail Design torna o ponto de venda mais estratégicos para marcas. Veja como trabalhamos a ambientação e arquitetura, atrelado a Branding para Vizy.

Atualmente, não é todo mundo que precisa ir a uma loja. Em alguns lugares, quase ninguém precisa. Nosso contexto atual nos fez avançar décadas em poucos meses e a revolução do consumo digital acabou acontecendo já em 2020 e sendo aperfeiçoada agora em 2021.

Para marcas que possuem espaços de venda físicos, esses lugares passaram a ser ainda mais estratégicos. Quem passa por ali, hoje, vai por dois motivos: porque não quis ou não pode comprar online ou porque quis ter a experiência presencial.

É por isso que a área de Retail Design tem crescido tanto dentro da Arquitetura e aqui na Enredo. O time composto por arquitetas e designers, responsável por todos os aspectos físicos e sensoriais de um espaço comercial, cresceu bastante no último ano.

No Retail Design, as soluções são inúmeras e todas pensadas na experiência do cliente, em todos os cinco sentidos: vai da escolha de uma parede para aplicação de comunicação visual até a escolha da essência a ser aplicada no espaço, a iluminação e a sinalização.

O que é Retail Design?

Como você viu, o Retail Design é justamente uma área da Arquitetura que cria soluções criativas para a experiência no varejo. Sua tradução literal é Design de Varejo, mas essas soluções estão ligadas ao espaço físico. É, portanto, uma área muito promissora na Arquitetura, mais especificamente em projetos comerciais.

Por ser algo relativamente novo, ainda é uma área pouco explorada no Brasil, o que abre uma vantagem competitiva enorme para as marcas que apostam nesse tipo de solução.

Aqui na Enredo, temos uma área inteira dedicada à Retail Design e Arquitetura de Varejo com arquitetas especialistas no assunto. Já tivemos projetos de Retail premiados nacionalmente e concorremos até a prêmios internacionais!

Como fazemos: conheça o case da Vizy

Aqui na Enredo, um dos cases mais recentes é o do Vizy, um minimercado autônomo em Goiânia-GO. Ele tem esse nome porque foi feito para ser um mercado mais próximo, mais íntimo e com itens essenciais: um vizinho.

Cada mercado foi criado para se desdobrar em containers com autoatendimento, proporcionando flexibilidade e facilidade de instalação. A primeira loja foi inaugurada em um condomínio fechado da cidade e funcionou como loja modelo.

Assim, o time de Retail Design pensou todo o ambiente para ser uma união entre o digital e o analógico já familiar em mercados. Na fachada, para tornar o espaço mais convidativo e amigável, foi feito um trabalho cuidadoso para transformar o ambiente em algo bastante cordial.

Dentro do container, foi desenvolvida uma série de comunicações que conversam diretamente com o cliente, funcionando como um guia para a compra.

Que empresas podem ter projetos de Retail Design?

Toda empresa que valoriza a experiência do cliente de forma estratégica e possui pontos de contato físicos pode se beneficiar de projetos de Retail Design.

De pequenas a grandes empresas, o que importa é querer impactar seus clientes e gerar experiências com a sua marca. É possível encontrar uma solução criativa de Retail Design para uma marca independente do seu porte.

Compartilhe: